Artigos Strategia

Diretrizes na Transformação Digital

  Empresas estabelecidas gastam enormes recursos tentando se transformar em líderes digitais de algum novo ecossistema, no entanto, normalmente o resultado é sofrível. Muitos executivos acreditam que a ameaça representada pelos disruptores digitais exige uma resposta gigantesca e destruidora dos modelos de negócios estabelecidos. No entanto, a solução é adotar uma abordagem incremental de transformação

Um quebra-cabeça chamado Brasil

                                                         Economista José Roberto Mendonça de Barros Aproveitei um excelente texto do jornalista do “O Estado de São Paulo” – João Gabriel de Lima, da edição do dia 16 de janeiro de 2021, e focalizei o tema abordado para a vital necessidade em todas as organizações e sociedades de um Rumo ou uma Visão de

Gestão de Crises

  Crise é a sequencia acelerada de eventos que causa perda de controle e consequências crescentemente indesejáveis. Crises estimulam as emoções dos envolvidos, reduzem a objetividade e induzem comportamentos inadequados. A origem das crises é ardilosa: não é a gravidade da situação que faz eclodir a crise, é o contexto emocional dos envolvidos. Uma crise

Inovação como oportunidade

  A inovação está de volta ao topo da agenda corporativa. Nunca foi uma moda passageira, mas sempre dentro ou fora de moda, a inovação é redescoberta como um facilitador de crescimento a cada 6 a 8 anos (aproximadamente a duração de uma geração gerencial). Muitas vezes, no entanto, entusiasmos sobre inovação são seguidos por

Novos tempos, novos desafios!

  A rentabilidade financeira das empresas desapareceu, as despesas “obrigatórias” subiram de patamar, o mercado diminuiu de tamanho e o uso da informática está cada dia mais presente – de maneira contundente e revolucionária! Essa é a realidade vivida pelas empresas atualmente, em todos os ramos de atuação, seja em serviços, comércio ou indústria. Então,

OKR – Objetivos e Resultados-chave

  Trata-se de um processo que vem sendo largamente utilizado por grandes corporações para definições e monitoramento das estratégias. Assim como nos processos convencionais de planejamento, como Balanced Scorecard (BSC), a ferramenta OKR aponta para o desdobramento dos Objetivos e Metas significativos em todos os níveis da organização. Os Resultados-chave devem ser específicos e com

Planejar e Fazer Acontecer

  Revendo alguns conceitos incorporados há cerca de 15 anos, a partir de várias leituras sobre estratégia corporativa e pessoal, posso afirmar que o fundamento do aprendizado sobre o tema é o definitivo interesse de Planejar e Fazer Acontecer. Nada melhor que um balanço de 15 anos para avaliar se conceitos foram incorporados e utilizados

Administrar uma organização não é um trabalho fácil para o empresário. Exige conhecimento do mercado, visão estratégica, capacidade em manter uma equipe realizadora e muitas outras habilidades para atingir os melhores resultados e de maneira sustentável. Diversos temas devem ser cuidadosamente analisados e revistos a todo momento e um deles é a técnica de negociação

Visão de Futuro

Este último vídeo da série sobre Indicadores de Desempenho focaliza o uso de Indicadores nos processos estratégicos da organização.  A recomendação é empregar o mesmos conceito de Meta SMART para a definição de Visão de Futuro, explicitando onde se deseja chegar, com clareza e com data de checagem. Cabe abordar que os Indicadores de

A importância do Dashboard

O painel de bordo ou dashboard dos Indicadores de Desempenho é uma ferramenta que permite monitorar, em tempo real, o andamento e a evolução de diferentes demandas e projetos. Com ele, as pessoas da organização passam a ter acesso, de maneira clara e objetiva, a informações relacionadas à gestão e ao desempenho da empresa. 

KPI – Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Desempenho – como o próprio termo sugere, são chave, ou seja, devem ser os mais importantes e portanto poucos.  Os Indicadores Chave de Performe ou Desempenho são utilizados para acompanhar os processos críticos ou mais importantes da cadeia de valor de uma organização – evidentemente

Como criar uma Meta SMARTT

Todo Indicador de Desempenho deve ser acompanhado de sua Meta. Esta Meta deve ser SMARTT, ou seja, “Specífica”, Mensurável, Atingível, Realista, com Tempo definido e considerada sua Tolerância.  A organização precisa trabalhar o tempo todo com pelo menos uma grande Meta como objetivo, podendo ser chamada como Visão de Futuro. A organização necessita monitorar

TOP