Gestão de Suprimentos

Gestão de Suprimentos

/ /

A gestão eficaz da cadeia de suprimento é de fundamental importância para a diferenciação do nível de serviço prestado e para a geração de valor para os clientes. O objetivo da consultoria, após a fase de diagnóstico, é utilizar ferramentas e benchmarking de empresas líderes no gerenciamento da cadeia de suprimento, servindo como referencial de como otimizar a produtividade e a lucratividade das empresas dos mais variados ramos de atuação.

Alcançando as sete áreas da Gestão de Suprimentos:

  • Política e Estratégia de Compras (ligação com a estratégia do negócio/ empresa).
  • Processos de Compras.
  • Sistemas de Informação e Ferramentas: Como os processos de compra estão interligados para a obtenção dos resultados esperados pela organização.
  • Gestão de Estoques: Redução dos riscos de paradas e redução dos custos dos estoques.
  • Qualidade, Desenvolvimento e Relacionamento com Fornecedores: Desenvolvimento da capacidade dos fornecedores de gerar soluções.
  • Recursos Humanos: Adequação dos perfis profissionais através de sua formação e implantação de novos processos.
  • Organização e Governança da Área: Reestruturação da área e utilização de Sistemas de Rastreamento de Estoques e Indicadores apropriados (economias na negociação, tempos de aprovisionamento e avaliação de fornecedores).

Estrutura da Gestão de Suprimentos

A estrutura de uma área de compras deve seguir:

  • Eixos estratégicos da Empresa
  • Modelos de competição da empresa

Sobre eles, a Consultoria, baseada no diagnóstico, trabalhará na implementação dos Sistemas e “Habilidades da Função de Compra, sistematizando os conhecimentos interno, do mercado e da função.

Resultados esperados

A área de Compras deve alavancar os Negócios das empresas, dobrando os lucros de forma perene e propiciando ganhos de:

  • Produtividade
  • Lucratividade
  • Sustentabilidade

Uma área de Compras excelente deve buscar as melhores práticas e processos existentes no mercado, desafiando a organização na obtenção de grandes saltos de competitividade.

Invista na sua área de Compras através do uso de estratégias, sistemas e formação das pessoas. Seu investimento terá um retorno rápido e permanente, resultando em economia de até 40% nas negociações, podendo até duplicar a margem de lucro.

As áreas de suprimentos foram fortemente impactadas por 5 situações:

a. Um aumento brutal da competição entre empresas, provocada por redução extrema das margens de lucro;
b. Globalização, com o Brasil se abrindo ao mundo, para comprar e vender;
c. Uma explosão no mercado fornecedor. Hoje se vende de tudo. A oferta de serviços é avassaladora;
d. Ferramentas eletrônicas. Leilão, Solicitações Eletrônicas, catálogos, dão uma força e velocidade ao negociador de aquisição que jamais teve.
e. Novas necessidades não ligadas ao preço fazem verdadeiras barreiras. Sustentabilidade, Inovação, Flexibilidade fazem parte do dia-a-dia.

 

 

 

 

 

 

[xyz-ihs snippet=”arnaldoconsultor1″]
TOP