Curso Gestão do Conhecimento

Processos de Inovação – gerenciando o capital intelectual

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Domine o Processo de Inovação como esforço disciplinado para melhorar o potencial do negócio

O curso Processos de Inovação tem objetivo de apresentar e colaborar na estruturação de um  processo de Inovação em uma organização, revelando sua importância para o desenvolvimento do ambiente competitivo.

A quem se destina

O curso é destinado a pessoas interessadas em conhecer e implementar um processo de inovação em seu ambiente de trabalho, através da união das dimensões do conhecimento, de reconhecimento de temas incógnitos ou extraindo percepções de fracassos anteriores.

Qual a relação de Inovação com Capital Intelectual?

A gestão do conhecimento de uma organização, ou a gestão de seu capital intelectual é um processo integrado que visa desenvolver competências coletivas e a sabedoria das pessoas. Trata-se de um conjunto de estratégias e práticas para  “minerar” os conhecimentos, tanto tácitos quanto explícitos, na organização e fora dela e promover a sua capitalização e coletivização. Não tem fronteiras – abrange toda a rede de vínculos da organização e não se limita a dirigentes e talentos. Desta forma, as pessoas se motivam a desenvolver e contribuir para o incremento do conhecimento coletivo, o suporte à inovação, a maior rapidez nas respostas às necessidades de mudança e ao aperfeiçoamento das operações e do desempenho.

A Organização na Era da Inovação

Os tempos atuais são tempos de novos valores, de muita mobilidade e de intensa competitividade. A explosão do “Conhecimento” está na base de tudo isso. É por isso que o Conhecimento é a grande força motriz desta época, uma grande onda de impacto que está na raiz de todas as modernas tendências que moldam o mundo de uma forma diferente do que jamais havia sido.

Nas organizações, a educação corporativa pode desempenhar papel essencial nesse processo. Assim, as organizações que não administram bem a aprendizagem limitam seu capital intelectual e estão caminhando para a esclerose e para o desaparecimento prematuro. A mera sobrevivência já exige contínua renovação e contínuo aprendizado.

Para sobreviver e crescer, a organização precisa começar novos ciclos de renovação, no próprio ápice do sucesso. A organização na Era do Conhecimento faz muitas coisas que antes não faria: libera a capacidade criativa dos funcionários, responde rapidamente às mudanças do consumidor, inova sempre para poder competir, adiciona valor continuamente a produtos e serviços, estabelece parcerias duradouras e produz cada vez mais para novos, menores e diferentes nichos de mercado. A organização também deve estimular a mudança e planejar para antecipar problemas e oportunidades, aprender com os parceiros internos e externos, produzir qualidade em tudo, especialmente um ambiente de trabalho em que administradores e funcionários confiam e valorizam um ao outro.

 

Programa do Curso Processos de Inovação

  • Criatividade vs. Inovação;
  • Inovação Revolucionária, Disruptiva e Incremental;
  • Conhecimento Tácito x Explícito;
  • Conhecimento e Competitividade – relação com conceitos da Fundação Nacional da Qualidade;
  • Clima e Cultura Organizacional;
  • Criação do conhecimento em uma organização – a espiral do conhecimento: Inovar, Registrar, Promover e Acumular;
  • O sistema da Gestão do Conhecimento: processo, gerenciamento, evolução e inovações;
  • Estruturação da Gestão do Conhecimento de uma organização:
    • Criação da Intranet;
    • Desenvolvimento da Gestão por Competências;
    • Transferência do conhecimento através de Coaching e Mentoring;
    • Implantação de um sistema de Inteligência Competitiva;
    • Desenvolvimento da educação dos funcionários via Universidade Corporativa;
    • Uso da internet para aprimorar conhecimento através do E-learning;
    • Promoção de relações com as partes através da Responsabilidade Social;
  • Medições e Monitoramento dos indicadores do Capital Intelectual, seguindo Steward e Edvinsson & Malone:
    • Foco financeiro
    • Foco no cliente
    • Foco no processo
    • Foco na renovação e desenvolvimento e
    • Foco humano.
  • Os componentes do Capital Intelectual:
    – Capital Humano: experiências, habilidades e atitudes dos colaboradores;
    – Capital Estrutural: estratégias, marcas, tecnologias, direitos, processos, redes internas, sistemas, banco de dados e arquivos;
    – Capital Externo: clientes, fornecedores, alianças, comunidade, ambiente legal e concorrência.
  • Competências do Gestor de Conhecimento;
  • Empresas benchmarkings em Gestão do Conhecimento;
  • A melhor empresa para se trabalhar – modelo Great Place to Work.

Metodologia, dicas, exemplos práticos e exercícios

  • Apresentação expositiva e estudos de casos;
  • As barreiras na implantação de Inovações e os preparativos para enfrentar os potenciais riscos internos;
  • Exercícios práticos para fortalecer processos que levem à Inovação;
  • Exemplos de casos reais de organizações que estruturaram processos de Inovação com sucesso;
  • Recomendações de literatura e atualizações sobre Processos de Inovação.

Duração e local dos cursos

O curso de Processos de Inovação pode ser aplicado In Company, em qualquer local da América do Sul – em português ou espanhol. O treinamento pode ser de 4, 8 ou 16 horas, dependendo da disponibilidade e interesse dos envolvidos. Certamente o curso de 16 horas tem mais profundidade que o de 8, pois possui maior base teórica e prática. O de 4 horas é a opção de curso on-line.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite mais informações.

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