Gestão Estratégica de Design

Design Thinking

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Design Thinking pode ser traduzido por “o modo de pensar como designer” ou pela definição de Marc Stickdorn: “abordagem focada na criação de experiências cuidadosamente planejadas, visando oferecer ao usuário um serviço holístico. O design thinking ajuda a criar e melhorar produtos e serviços, tornando-os mais úteis, utilizáveis e desejáveis para os clientes, bem como eficientes e eficazes às organizações”.

Campos de atividades do Design Thinking

Design de produtos 

  • Estudo do Público Alvo;
  • Estratégia de Diferenciação e Especialização de Produtos: cuida da função, forma e ergonomia;
  • Pesquisa de Materiais;
  • Criação ou Redesenho de Produtos com Marca e Imagem Própria: interface com a tecnologia.

Design gráfico

  • Identidade Corporativa: marca (branding);
  • Design Editorial e da Informação;
  • Sinalização e Comunicação Visual.

Web Design

  • Criação de Web Sites com padronização da comunicação e identidade virtual;
  • Arquitetura da informação, programação e acessibilidade.

Design de embalagens

  • Estudo do ciclo de vida, do transporte e do armazenamento;
  • Criação da embalagem e definição dos materiais.

Design social

  • Desenvolvimento de ambientes e produtos para serem usados por todos;
  • Criação de projetos visando transformação social e consciência coletiva.

Design sustentável ou ambiental

  • Elaboração de projetos que se preocupam com descarte ou reuso de produtos;
  • Utilização de materiais que não prejudiquem o meio ambiente e que sejam economicamente viáveis.

 

Benefícios do Design Thinking

  • Amplia o potencial de competição da empresa devido ao estilo de gestão com foco em inovação;
  • Auxilia na comunicação interna e externa e na melhora do ambiente de trabalho;
  • Otimiza as iniciativas de desenvolvimento de novos produtos e serviços, reduzindo o tempo de lançamento, provendo qualidade de entrega, agregando valor como diferencial e inserindo qualidade em suas características;
  • Confere boa percepção da imagem da empresa junto ao mercado, funcionários, fornecedores e concorrentes, com retribuição na fidelidade da marca e no valor da organização.

 

 

O Design Thinking é uma abordagem artística e social, portanto, requer a integração de sentimentos e pensamentos, fazendo uso profundo de nossas habilidades intelectuais. Enfoca as pessoas em sua individualidade e as sutilezas dos serviços, considerando essencialmente a experiência do cliente.

Seguindo conceitos de Robert Brunner e Stewart Emery: “Como Um Ótimo Design Fará as Pessoas Amarem Sua Empresa” – ser focado em design não significa fazer produtos maravilhosos, mas transmitir uma ideia emocional e positiva para os clientes.

 

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