Curso Melhoria de Processos do Negócio

Melhoria de Processos do Negócio – como aperfeiçoar, simplificar e racionalizar processos

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Como aperfeiçoar, simplificar e racionalizar os processos

O Curso Melhoria de Processos do Negócio objetiva colaborar com os interessados no alinhamento dos processos com a estratégia e visão de futuro da organização. Este estudo proporciona os resultados desejados de criação de valor para todas as partes interessadas.

A resultado obtido com este treinamento é um significativo aumento da eficiência operacional da organização, devido às oportunidades de melhoria dos processos e revisão de práticas na busca da eficiência. As Melhorias de Processos devem, portanto, ser encarada como um modelo de administração que busca facilitar e estimular, de forma continuada, a excelência de um negócio.

A Strategia oferece um consolidado curso sobre Gestão de Processos devido à larga experiência de consultorias em diversas empresas e que efetivamente colaboram para quebrar as resistências às mudanças no aperfeiçoamento, simplificação e racionalização dos processos. Os consultores da Strategia também possuem experiência no acompanhamento e implantação em conjunto com equipes das empresas, trazendo esta qualificação para dentro da sala de aula.

A quem se destina

É destinado a pessoas que queiram se aperfeiçoar no uso das boas práticas de gestão de processos e adquirir novos conhecimentos sobre como mapear, analisar e implantar sistema de Gestão de Processos em suas instituições.

Programa do Curso Melhoria de Processos do Negócio

  • Conceito sobre processos, seus elementos e de Gestão de Processos;
  • Visão geral da organização e do alinhamento dos processos à estratégia;
  • Redes de valor e a “Cadeia de Valor” de Michael Porter;
  • Identificação dos processos principais e de apoio;
  • Representação de processos utilizando ferramentas de modelagem;
  • Levantamento e mapeamento de processos (modelo “As Is”);
  • Análise qualitativa de processos do negócio usando as ferramentas da qualidade: Diagrama de Ishikawa, Gráficos de Controle, Gráficos de Dispersão, Histogramas, Pareto, etc;
  • Análise quantitativa de processos de negócio usando dados e estatísticas para identificar e avaliar os gaps;
  • Especificação de processos representando-os de maneira visual (através de fluxogramas);
  • Modelagem de fluxos de processos (modelo “Should Be”);
  • Automação e integração de processos através de Sistema de Informação;
  • Definição e estabelecimento de indicadores de desempenho com suas metas e de eficácia do processo;
  • Melhoria de processos tratada como um projeto: “Ciclo PDCA – Plan-Do-Check-Act”;
  • Busca de Benchmarking, Pontos de Referência e as Melhores Práticas de empresas do setor;
  • Indicação na escolha do pessoal mais qualificado para cada posto de trabalho;
  • Implantação da gestão de processos na organização e seus fatores críticos de sucesso.

A atividade de Melhoria de Processos  pode ser empregada em todas as áreas da empresa, quando se deseja uma melhoria completa, no entanto, também é possível focalizar uma área ou processo específico.

Nos trabalhos de aperfeiçoamento, simplificação ou racionalização é fundamental o monitoramento do desempenho dos processos, através dos seus indicadores e de suas metas, os quais devem estar plenamente alinhados com os objetivos definidos e periodicamente fornecidos os alertas de divergências em relação ao planeado, para que sejam tomadas as adequadas medidas de melhoria.

Estas medidas passam, às vezes, pela reformulação da própria estratégia ou pela revisão da Visão de Futuro implicando na mudança das práticas de trabalho, ou seja, no aperfeiçoamento, simplificação ou racionalização dos processos. Tudo isto em ciclos contínuos até se atingir a excelência, ou seja, em níveis elevados de desempenho e de valorização do negócio.

Resultados esperados

  • Aumento da confiabilidade e produtividade dos processos;
  • Melhoria significativa dos indicadores de qualidade e relacionamento com clientes;
  • Redução do uso dos recursos empregados, de esperas e retrabalhos dos processos reestruturados;
  • Melhoria da previsibilidade através da padronização.

Dicas, exemplos práticos e exercícios

  • As barreiras ao trabalho de Melhoria de Processos do Negócios e como enfrentar os potenciais riscos organizacionais;
  • Exemplos de casos reais de organizações que utilizam com sucesso o processo sistemático de Melhoria de Processos;
  • Exercícios práticos para fortalecer os conceitos teóricos de BPM;
  • Recomendações de literatura e atualizações sobre o tema.

Duração e local dos cursos

O curso sobre Melhoria de Processos do Negócio pode ser aplicado In Company, em qualquer local da América do Sul – em português ou espanhol. O treinamento pode ser de 4, 8 ou 16 horas, dependendo da disponibilidade e interesse dos envolvidos. Certamente o curso de 16 horas tem mais profundidade que o de 8, pois possui maior base teórica e prática. O de 4 horas é a opção de curso on-line.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite mais informações.

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