Strategia Gestão Empresarial

  • HOME
  • CURSOS
    • Balanced Scorecard – a execução da estratégia
    • Indicadores de Desempenho – como desenvolver, implementar e utilizar KPIs vencedores
    • Planejamento Estratégico, com metodologia OKR
    • Gerenciamento de Projetos – como planejar, executar, monitorar e finalizar um projeto
    • Guia de Negociações – como chegar ao “Sim”
    • Processos de Inovação – gerenciando o capital intelectual
    • Melhoria de Processos do Negócio – como aperfeiçoar, simplificar e racionalizar processos
  • CONSULTORIA
    • Diagnóstico Organizacional
    • Planejamento Estratégico
    • Gestão de Suprimentos
    • Gestão de Processos do Negócio
    • Design Thinking
  • ARTIGOS
  • NOSSA EQUIPE
  • CONTATO
  • Home
  • Artigos
  • Indicadores de Desempenho – Em busca de uma performance de excelência
20 de novembro de 2024

Indicadores de Desempenho – Em busca de uma performance de excelência

Indicadores de Desempenho – Em busca de uma performance de excelência

por João Orlando Vian / quinta-feira, 09 novembro 2017 / Publicado em Artigos

Indicadores de Desempenho - Em busca de uma performance de excelência

Se o primeiro passo para conseguir excelência na gestão é o planejamento estratégico, o segundo deve ser a estruturação de um sistema de medidas que assegure o alinhamento das estratégias com a visão da organização. Os indicadores de desempenho são métricas utilizadas para monitorar o desempenho da empresa visando atingir os objetivos futuros.

Grande parte dos administradores focalizam basicamente os indicadores financeiros do negócio e muitos deles não conseguem se aprofundar e compreender como chegaram ao resultado – mesmo quando é positivo. De fato, acompanhar os indicadores financeiros é importante, mas o essencial é entender sobre a performance geral da empresa e como manter um padrão excelente em sua performance.

Transformando objetivos em resultados

A administração sustentável de um empreendimento é visto como essencial, mas na maioria dos casos que acompanhamos, tal atividade é feita de forma reativa e tácita. Para gerir o negócio com a certeza de que conseguirá atingir suas metas é necessário acompanhar e mensurar explicitamente o desempenho operacional e estratégico da empresa.

A sobrevivência e crescimento das organizações dependem do seu desempenho – de sua capacidade de competir no mercado e de seu resultado. Assim, o estabelecimento de Indicadores de Desempenho será o instrumento essencial para controle dos processos e da gestão estratégica, pois possibilitam ciclos de planejamento e tomadas de decisões coordenadas.

Ganhos em adotar os Indicadores de Desempenho

  • Mensurar os resultados e gerir o desempenho;
  • Embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do processo de tomada de decisão;
  • Contribuir para a melhoria contínua dos processos organizacionais;
  • Facilitar o planejamento e o controle do desempenho;
  • Viabilizar a análise comparativa do desempenho da organização.

Em tempos de crise a gestão é ainda mais importante

É comum, em período de crise, que as empresas dispensem funcionários para reduzir custos, diminuindo, assim, o investimento no negócio. Trata-se de uma opção que pode trazer resultado, mas são sempre de curto prazo e não suporta uma continuidade satisfatória.

Em tempos difíceis, além de estar claro o que a empresa quer fazer e quais são seus objetivos, é imprescindível mensurar o desempenho e comunicar os resultados a toda organização. Assim, todos saberão o que fazer para atingir a visão futura.

E como isso é possível?

Muitas vezes os líderes deixam de estabelecer indicadores que estejam alinhados com a estratégia e os colaboradores, por sua vez, tem dificuldade de compreender como as suas atividades diárias podem levar aos resultados esperados. Definir e comunicar o que é estratégico para a empresa gera um comportamento de excelência e motivador em toda a equipe.

Os indicadores de desempenho ajudarão a sinalizar o nível de eficiência das áreas e dos colaboradores, aqueles que requerem uma intervenção imediata e uma melhoria contínua e sustentável.

Essas métricas, além de tudo, traz o empresário à frente dos processos, fazendo-o compreender o que se passa na empresa e no ambiente do negócio, possibilitando-o estabelecer a performance de excelência desejada.

Conheça o Curso Indicadores de Desempenho

Acompanhe a série de vídeos sobre Indicadores de Desempenho

O que não é medido não pode ser gerenciado – Indicadores de Desempenho

Como Criar uma Meta Smartt – Indicadores de Desempenho

Visão de Futuro – Indicadores de Desempenho

KPIs – Indicadores de Desempenho

A Importância do Dashboard

 

Autor – João Orlando Vian
Especializado em estratégia, com experiência no desenvolvimento de planejamentos estratégicos, melhoria dos processos do negócio e implantação de sistemas de indicadores de desempenho – sempre na busca de geração de valor para a organização e para a sociedade.

  • Tweet
Tagged under: colaboradores, comportamento, comunicação, crise, decisão, desempenho, eficiência, empresa, empresário, Estratégia, estratégico, excelência, gestão, indicadores, mensurar, métricas, motivação, negócio, organização, performance, processos, resultados

Você também pode ler a seguir

Visão de Futuro
Gestão de Crises
Diretrizes na Transformação Digital

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recent Posts

  • Como a Inteligência Artificial irá redefinir a gestão de negócios

      Compreender a IA e o aprendizado de máqu...
  • OKR – Objetivo e Resultados-chave

    Trata-se de um processo que vem sendo largament...
  • Como tornar o design thinking o processo essencial à inovação

      Acompanho com grande interesse os proces...
  • Diretrizes na Transformação Digital

      Empresas estabelecidas gastam enormes re...
  • Um quebra-cabeça chamado Brasil

    Aproveitei um excelente texto do jornalista do ...

Comentários

    Archives

    • novembro 2024
    • agosto 2024
    • maio 2024
    • fevereiro 2024
    • janeiro 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • maio 2020
    • abril 2020
    • setembro 2019
    • agosto 2019
    • junho 2019
    • fevereiro 2019
    • maio 2018
    • março 2018
    • novembro 2017
    • outubro 2017
    • abril 2017
    • setembro 2015
    • outubro 2013

    Categories

    • Artigos
    • Uncategorized
    • Vídeos

    Meta

    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    Sobre a Strategia

    A Strategia ajuda a selecionar, desenvolver e implementar políticas e programas organizacionais. Focalizamos ações na estratégia, nos processos tecnológicos e na organização da empresa, visando racionalização de custos e aumento da produtividade.

    Consideramos as organizações entidades vivas, e assim como as pessoas, têm necessidade de crescer, desenvolver-se e constantemente renovar-se. Caminhamos com nossos clientes nesse processo, apoiando, incentivando e mostrando alternativas para essa realização.

    Entre em contato conosco

    Strategia Gestão Empresarial
    Rua Itapeva, 500 • Conjunto 8A • São Paulo • SP
    Fone: (11) 3171.0423

    jovian@strategia.srv.br

    www.strategia.srv.br

    TOP