Strategia Gestão Empresarial

  • HOME
  • CURSOS
    • Balanced Scorecard – a execução da estratégia
    • Indicadores de Desempenho – como desenvolver, implementar e utilizar KPIs vencedores
    • Planejamento Estratégico, com metodologia OKR
    • Gerenciamento de Projetos – como planejar, executar, monitorar e finalizar um projeto
    • Guia de Negociações – como chegar ao “Sim”
    • Processos de Inovação – gerenciando o capital intelectual
    • Melhoria de Processos do Negócio – como aperfeiçoar, simplificar e racionalizar processos
  • CONSULTORIA
    • Diagnóstico Organizacional
    • Planejamento Estratégico
    • Gestão de Suprimentos
    • Gestão de Processos do Negócio
    • Design Thinking
  • ARTIGOS
  • NOSSA EQUIPE
  • CONTATO
  • Home
  • Artigos
  • “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”
18 de novembro de 2024

“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”

“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”

por João Orlando Vian / terça-feira, 17 outubro 2017 / Publicado em Artigos

 

Parodiando a frase do filósofo romano Sêneca, se em algum momento do seu empreendimento você se perdeu, é preciso parar pra respirar, repensar o caminho e reavaliar as estratégias.

Quem não sabe onde quer chegar, ou quem navega sem destino, dificilmente aportará em algum local ou dificilmente conseguirá ter sucesso em seus negócios. Esta situação é recorrente entre empresários, não é nenhuma novidade – e se sua organização estiver perdida, trabalhando para pagar títulos atrasados, sem foco no futuro, é importante pensar que pode ser a hora de pedir ajuda!

Planejamento Estratégico

Precisamos reconhecer que o planejamento estratégico anda um pouco desgastado pelo seu uso indevido tanto na literatura, quanto na prática de mercado, mas isso não nega a necessidade de tê-lo, pois qualquer organização é orientada por estratégia para alcançar seu objetivo futuro.

As atividades de uma empresa para conquistar o futuro desejado não podem ser direcionadas apenas pelo entusiasmo – a emoção pode não ser suficiente e não durar o bastante até alcançar seus objetivos. É necessário a aplicação de um processo sistêmico, definindo claramente o que fazer, como fazer, além de um monitoramento periódico dos indicadores, das metas e dos planos de ação.

Com a estratégia adequada será possível dirigir seus esforços para objetivos preestabelecidos, aplicar racionalmente seus recursos e ter uma vantagem competitiva perante seus concorrentes. Esta ferramenta de gestão permite solucionar problemas imediatos, projetar o futuro e ainda, redimensionar o programa a qualquer instante, de acordo com as necessidades que podem mudar – trata-se de um trabalho contínuo.

Afinal, planejamento estratégico é um ato de inteligência, que gera enorme valor para a organização!

É claro que não se trata de um passe de mágica, mas você terá mais alicerce à construção do seu empreendimento, coerência e organização na abrangência de todas as áreas da organização. Será possível priorizar as reais oportunidades, ter efetividade nas tomadas de decisões e o mais importante, conseguirá mensurar os resultados e gerenciar as estratégias.

Qualquer negócio, para ter sucesso, precisa ser planejado e suas atividades serem executadas detalhadamente. Se visa atuar de forma inovadora e diferenciada é preciso estabelecer a melhor direção a seguir, é preciso ter a bússola que o direcione ao Futuro desejado.

 

Autor – João Orlando Vian
Especializado em estratégia e planejamento, com experiência no desenvolvimento e execução de planos estratégicos, melhoria dos processos do negócio e implantação de sistemas de indicadores de desempenho – sempre na busca da geração de valor para a organização e para a sociedade

  • Tweet
Tagged under: ação, Estratégia, estratégico, inteligência, objetivos, planejamento, resultados

Você também pode ler a seguir

OKR – Objetivo e Resultados-chave
Balanced Scorecard – Organização orientada para a estratégia
O valor do Design como Fator de Competitividade

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Strategia

A Strategia ajuda a selecionar, desenvolver e implementar políticas e programas organizacionais. Focalizamos ações na estratégia, nos processos tecnológicos e na organização da empresa, visando racionalização de custos e aumento da produtividade.

Consideramos as organizações entidades vivas, e assim como as pessoas, têm necessidade de crescer, desenvolver-se e constantemente renovar-se. Caminhamos com nossos clientes nesse processo, apoiando, incentivando e mostrando alternativas para essa realização.

Entre em contato conosco

Strategia Gestão Empresarial
Rua Itapeva, 500 • Conjunto 8A • São Paulo • SP
Fone: (11) 3171.0423

jovian@strategia.srv.br

www.strategia.srv.br

TOP