Strategia Gestão Empresarial

  • HOME
  • CURSOS
    • Balanced Scorecard – a execução da estratégia
    • Indicadores de Desempenho – como desenvolver, implementar e utilizar KPIs vencedores
    • Planejamento Estratégico, com metodologia OKR
    • Gerenciamento de Projetos – como planejar, executar, monitorar e finalizar um projeto
    • Guia de Negociações – como chegar ao “Sim”
    • Processos de Inovação – gerenciando o capital intelectual
    • Melhoria de Processos do Negócio – como aperfeiçoar, simplificar e racionalizar processos
  • CONSULTORIA
    • Diagnóstico Organizacional
    • Planejamento Estratégico
    • Gestão de Suprimentos
    • Gestão de Processos do Negócio
    • Design Thinking
  • ARTIGOS
  • NOSSA EQUIPE
  • CONTATO
  • Home
  • Artigos
  • O valor do Design como Fator de Competitividade
20 de novembro de 2024

O valor do Design como Fator de Competitividade

O valor do Design como Fator de Competitividade

por João Orlando Vian / sábado, 05 outubro 2013 / Publicado em Artigos

 

Atualmente, o design se destaca como um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa, desde o desenvolvimento de produtos e serviços até sua comercialização, por meio da otimização de custos, embalagens, material promocional, padrões estéticos, identidade visual, adequação de materiais, fabricação e ergonomia. Além disso, também é um fator essencial de estratégia de planejamento, produção e marketing.

O design de embalagem e as estratégias de branding passaram a ser alguns dos grandes diferenciais de um produto ao criarem o impacto visual necessário para a sua identificação no ponto-de-venda. O design de embalagem não apenas atrai o consumidor; ele também estabelece um contato emocional com este.

O design tem também uma enorme importância na gestão. Valorizar o design é garantir competitividade ao produto e desenvolvimento à empresa, desde que realizado por profissionais experientes, que saibam adequar recursos da empresa, necessidades do mercado e metas a serem alcançadas.

Mais recentemente, as pequenas e médias empresas também perceberam que podem e devem investir em design para serem competitivas. A média ainda é baixa, entre 1% e 5% da receita líquida, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mas já revela resultados. Mais do que isso, viram que design não é um serviço de luxo, ao contrário, trata-se de um serviço altamente especializado, com uma ótima relação custo x benefício e que pode ser facilmente incorporado ao seu cotidiano.

Esses mesmo estudos realizados pela CNI indicam que 75% das empresas que investiram recentemente em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% destas empresas também conseguiram reduzir os seus custos. O mais importante é que não houve registro de nenhuma empresa que tenha investido em design e que tenha sentido queda nas vendas.

Recentemente, o Sebrae selecionou o design como uma das áreas prioritárias para sua atuação no universo das micro e pequenas empresas, elaborando um programa que visa elevar a competitividade das micro e pequenas empresas no mercado nacional, contribuindo também para promover sua participação nas exportações por meio da utilização do design como elemento de agregação de valor em produtos e serviços.

Vencendo a batalha da inovação e da diferenciação, o design cria uma personalidade capaz de conquistar a fidelidade do consumidor.

 

Autora – Marcia Mitsue Tsuchida 
Experiência em atividades ligadas à gestão de design, como criação e coordenação de projetos gráficos de materiais institucionais, promocionais, marketing direto e treinamento, buscando o desenvolvimento de soluções criativas conectadas à estratégia da organização. É Pós-graduada em Marketing Digital pelo Mackenzie, consultora da Genki Design e da Strategia Gestão Empresarial.

  • Tweet
Tagged under: Competitividade, design, inteligência

Você também pode ler a seguir

Estratégia é para Todos
O Valor Percebido de Produtos e Serviços
OKR – Objetivo e Resultados-chave

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Strategia

A Strategia ajuda a selecionar, desenvolver e implementar políticas e programas organizacionais. Focalizamos ações na estratégia, nos processos tecnológicos e na organização da empresa, visando racionalização de custos e aumento da produtividade.

Consideramos as organizações entidades vivas, e assim como as pessoas, têm necessidade de crescer, desenvolver-se e constantemente renovar-se. Caminhamos com nossos clientes nesse processo, apoiando, incentivando e mostrando alternativas para essa realização.

Entre em contato conosco

Strategia Gestão Empresarial
Rua Itapeva, 500 • Conjunto 8A • São Paulo • SP
Fone: (11) 3171.0423

jovian@strategia.srv.br

www.strategia.srv.br

TOP