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24 de novembro de 2024

Estratégia é para Todos

Estratégia é para Todos

por João Orlando Vian / terça-feira, 08 outubro 2013 / Publicado em Artigos

Estratégias são essencialmente planos para atingir e sustentar performance através dos diferenciais competitivos. Não são idéias de como desenvolver um produto ou serviço e vendê-los lucrativamente para os clientes, mas sim quais novos produtos podem ser lançados e quais mercados podem ser conquistados considerando os diferenciais competitivos já existentes.

Para ser bem sucedido, o planejamento estratégico deve ser entendido e discutido pela totalidade de funcionários da empresa, é o que defende o norte americano, Michael Porter, a maior autoridade mundial em estratégia. É de extrema importância que ela seja colocada em prática e não apenas assimilada.

A comunicação começa de fato pelo presidente, com toda a direção da organização tendo alinhamento com a estratégia. É muito importante debatê-la e aperfeiçoá-la. Os grandes líderes têm o hábito de repetir a estratégia e de tentar destacar, nas reuniões, os aspectos que diferenciam uma empresa em relação às outras. Eles usam essas reuniões, uma espécie de reunião comunitária, para debater essa questão com todos os funcionários. A repetição é um aspecto fundamental: repetição em reuniões com vários grupos, heterogêneos, de funcionários.

Um exemplo é uma história muito conhecida da Fedex – uma empresa de transporte expresso de correspondências, documentos e objetos.  Nos Estados Unidos, as cidades possuem algumas caixas de coleta, onde as pessoas depositam as suas encomendas e, uma vez ao dia, um caminhão passa e recolhe essas encomendas. Num determinado dia, um motorista perdeu a chave de uma dessas caixas. A cultura da empresa é entregar 100% das encomendas no prazo, e essa cultura é tão integrada que esse motorista não teve dúvida: ele colocou a caixa inteira no caminhão, tudo para valorizar a diretriz de pontualidade de coleta e entrega. Essa é uma história que a Fedex repete várias vezes para deixar clara que a estratégia está realmente integrada à estrutura da empresa. Um bom presidente usa histórias como essa para motivar.

Artigo publicado na revista Exame pelo Prof. Vicente Falconi

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